Victor Hugo Siqueira

Clube Caixeiral de Pelotas, o palácio da praça Coronel Pedro Osório

Por Victor Hugo Siqueira
Presidente do Clube Caixeiral

Fundado em 25 de dezembro de 1879, sob liderança do imigrante espanhol Manuel Morales, tinha por finalidade agregar os caixeiros de loja de nossa cidade, cujo objetivo seria a reivindicação de seus direitos trabalhistas, iniciando por seu descanso do trabalho, onde manifestavam o desejo do fechamento do comércio local aos domingos e dias santos (feriados), surgia então o Clube União e Progresso.

O grupo permaneceu forte em seus ideais, conquistando assim a admiração de grandes nomes de nossa sociedade local, os quais ao longo do tempo se uniram para defender a mesma causa, o direito do trabalhador pelotense. Dos grandes nomes destacam-se Eugênio Belmondy, Germano Duarte, Dr. José Brusque, Dr. Bruno Chaves, Dr. Edmundo Berchon, Dr. Joaquim Luís Osório, Carlos Echenique e Manoel Meira. A atual sede social, na praça Coronel Pedro Osório, Centro Histórico de nossa cidade, teve a conclusão de sua magnifica edificação no ano de 1904, tendo o grande nome da arquitetura, Caetano Casaretto, assinado sua obra como o Palácio da Praça Cel. Pedro Osório. Imponente perante as demais edificações, ao longe se podia ver suas duas torres, que simbolizavam a vitória do caixeiro. Desde então, o Clube Caixeiral de Pelotas se destaca por sua beleza arquitetônica e por sua valorosa contribuição ao desenvolvimento de nossa Princesa do Sul.

Em sua fachada principal avistamos quatro estátuas, cada uma com um significado para o clube. No alto os deuses Mercúrio (comércio) e Hefesto (indústria), símbolos da forte ligação do Clube Caixeiral com a indústria e o comércio. Abaixo observamos duas musas, uma com um livro (literatura) e outra com uma lira (música), símbolos das recreações de nosso clube. Já em sua fachada lateral, observamos ao alto cachos de uva, espigas de milho, ramos de louro e moedas de ouro simbolizando a riqueza. Além disso, pode-se avistar máscaras, diversos instrumentos musicais de época, simbolizando o teatro, a arte e a cultura. A âncora nos define a navegação, meio de transporte mais utilizado para as mercadorias vindas de fora naquela época. Em seu interior, apreciamos em sua entrada belas escadarias em mármore de Carrara, piso em madeira de Pinho de Riga, uma das madeiras mais nobres existentes. Seus trabalhos em escaiolas e seu teto trabalhado vindo da Bélgica, seus espelhos bisotês e seus lustres de origem francesa dão ao ambiente aspecto nobre e sugestivo, trazendo à memória tudo o que se depositou de bom gosto e o que a boa condição financeira poderia oferecer com fino mobiliário vindo da Europa. Neste majestoso salão, grandes acontecimentos, importantes conferências e diversas solenidades marcaram sua trajetória com a participação de ilustres visitantes. Seu apoio incondicional ao esporte, cultura e educação são visíveis até hoje. Quanto à beleza feminina, destacamos Yolanda Pereira, primeira Miss Universo brasileira, além de Ezilda Lisboa, Miss Rio Grande do Sul, ambas filhas desta casa.

Seus tradicionais bailes de Carnaval, culminando com o amanhecer à volta do redondo da praça, e suas noites de gala nos tão esperados bailes de debutantes e coroações de soberanas estão eternizados na lembrança do povo pelotense. Este é o Clube Caixeiral de Pelotas! O clube social mais antigo desta cidade!​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

A novela da termelétrica em Rio Grande

Próximo

PIB menor que esperado, mas positivo

Deixe seu comentário